SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
SCFV 06 A 12 ANOS

O que é?

É um serviço que tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. Incluir crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para re-significar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.

Etapas para a realização deste serviço

A situação do usuário, no ato da identificação, passa a fazer parte do grupo recebendo toda a orientação e acompanhamento oriundos do serviço.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

Crianças encaminhadas pelos serviços da proteção social especial: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; reconduzidas ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento; e outros; - Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC; - Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda; - Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades para manter.

Formas de Atendimento

Em grupo

Regularidade da Oferta

Segunda, Quarta, Quinta e Sexta - Feira de 14:00 as 16:00 hrs.

Taxa / Tarifa

Gratuito

Documentos

Documentos Pessoais do responsável e da criança

Formas de Prestação de Serviços

O grupo é acompanhado,por facilitadores específicos para cada tipo de atividade há também todo um acompanhamento do desenvolvimento individual e social dentro do grupo por parte dos técnicos do CRAS.

Informações de Acesso

Demanda espontânea, encaminhamentos e busca ativa.

Metodologia Utilizada

Acolhida; orientação e encaminhamentos; grupos de convívio e fortalecimento de vínculos; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetiva da família; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; informação; banco de dados de usuários e organizações; elaboração de relatórios e/ou prontuários; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania

Locais de prestação do serviço

NÚCLEO SEDE: CRAS e/ou Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (conforme demanda) NÚCLEO ALTO ALEGRE: próximo à Igreja NÚCLEO SANTA ROSA: próximo ao colégio Francisco Pedro de Assis.

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Conforme agenda

Padrão de qualidade esperada

Bom

agendamento

Conforme Demanda

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,TRABALHO E CIDADANIA

Endereço: Rua Dezoito de Dezembro s/n
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,TRABALHO E CIDADANIA
Horário de Atendimento: De 7:00 às 13:00

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