COVID-19
Transparência
Acesso à Informação
Portal de Serviços
Sobre o Município
Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
SCFV 06 A 12 ANOS
O que é?
É um serviço que tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. Incluir crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para re-significar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.
Etapas para a realização deste serviço
A situação do usuário, no ato da identificação, passa a fazer parte do grupo recebendo toda a orientação e acompanhamento oriundos do serviço.
Prazo Máximo para Prestação do Serviço
Imediato
Requisitos
Crianças encaminhadas pelos serviços da proteção social especial: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; reconduzidas ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento; e outros; - Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC; - Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda; - Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades para manter.
Formas de Atendimento
Em grupo
Regularidade da Oferta
Segunda, Quarta, Quinta e Sexta - Feira de 14:00 as 16:00 hrs.
Taxa / Tarifa
Gratuito
Documentos
Documentos Pessoais do responsável e da criança
Formas de Prestação de Serviços
O grupo é acompanhado,por facilitadores específicos para cada tipo de atividade há também todo um acompanhamento do desenvolvimento individual e social dentro do grupo por parte dos técnicos do CRAS.
Informações de Acesso
Demanda espontânea, encaminhamentos e busca ativa.
Metodologia Utilizada
Acolhida; orientação e encaminhamentos; grupos de convívio e fortalecimento de vínculos; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetiva da família; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; informação; banco de dados de usuários e organizações; elaboração de relatórios e/ou prontuários; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania
Locais de prestação do serviço
NÚCLEO SEDE: CRAS e/ou Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (conforme demanda) NÚCLEO ALTO ALEGRE: próximo à Igreja NÚCLEO SANTA ROSA: próximo ao colégio Francisco Pedro de Assis.
Prioridade de Atendimento
Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.
Previsão de Tempo de espera para o atendimento
Conforme agenda
Padrão de qualidade esperada
Bom
agendamento
Conforme Demanda
Entidade/Órgão Responsável
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,TRABALHO E CIDADANIA
Avaliar Serviço
Endereço: Rua Dezoito de Dezembro s/n
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,TRABALHO E CIDADANIA
Horário de Atendimento: De 7:00 às 13:00