SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
SCFV 03 A 06 ANOS

O que é?

Obletiva o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, com o intuito de fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e/ou de risco, principalmente violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF.

Etapas para a realização deste serviço

A situação do usuário, no ato da identificação, passa a fazer parte do grupo recebendo toda a orientação e acompanhamento oriundos do serviço.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

Crianças com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC; - Crianças cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda; - Crianças encaminhadas pelos serviços da proteção social especial: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; reconduzidas ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento; e outros; - Crianças residentes em territórios com ausência ou precariedade na oferta de serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário; - Crianças que vivenciam situações de fragilização de vínculos.

Formas de Atendimento

Em grupo

Regularidade da Oferta

Terças e Quartas de 14:00 as 16:00

Taxa / Tarifa

Gratuito

Documentos

Documentação pessoal do responsável e da criança; cadastro único.

Formas de Prestação de Serviços

O grupo é acompanhado,por facilitadores específicos para cada tipo de atividade há também todo um acompanhamento do desenvolvimento individual e social dentro do grupo por parte dos técnicos do CRAS.

Informações de Acesso

Demanda espontânea, encaminhamentos e busca ativa

Metodologia Utilizada

Acolhida; orientação e encaminhamentos; grupos de convívio e fortalecimento de vínculos; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetiva da família; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; informação; banco de dados de usuários e organizações; elaboração de relatórios e/ou prontuários; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania

Locais de prestação do serviço

NÚCLEO SEDE: CRAS e/ou sede da secretaria municipal de Assistência Social (conforme demanda) NÚCLEO ALTO ALEGRE:próximo à igreja NÚCLEO SANTA ROSA: próximo ao colégio Francisco Pedro de Assis

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Semanal conforme agenda estabelecida pela coordenção

Padrão de qualidade esperada

Bom

agendamento

Conforme agendamento pré estabelecido de horários, por parte da coordenação.

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,TRABALHO E CIDADANIA

Endereço: Rua Dezoito de Dezembro s/n
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,TRABALHO E CIDADANIA
Horário de Atendimento: De 7:00 às 13:00

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