SASC Realiza Encontro de Gestores Com O Lançamento Do SASC Integração e Novidades No Cofinanciamento

Social - 16 de Março de 2018 - 09:43:04

Nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), a Secretária de Assistência Social MARIA DO SOCORRO CARDOSO de São João da Fronteira - PI, juntamente com representantes do poder executivo participaram do Encontro de Gestores Municipais com o lançamento do Cofinanciamento Estadual de Assistência Social e o Projeto SASC Integração que aconteceu na capital.

O evento contou com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, representantes dos Governos do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco; além dos prefeitos e secretários municipais de Assistência Social.

Segundo o secretário Estadual de Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, o objetivo é discutir a efetivação do cofinanciamento estadual e firmar compromissos e responsabilidades entre os entes do ESTADO E MUNICÍPIO. “É um momento onde os gestores municipais irão mostrar e divulgar as suas principais conquistas no âmbito da política de assistência social”, explica.

Nesse ano serão cofinanciados o Serviço de Proteção e Atendimento a Família e Indivíduos (PAIF), o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI), e os Serviços Regionalizados de Proteção Social Especial, de média e alta complexidade.

O gestor acredita que o financiamento é uma espécie de garantia dos direitos sociais nos municípios de grande e pequeno porte. “Nesse encontro vamos ver a partilha e finalidade da aplicação, além de firmar compromissos para o aprimoramento e fortalecimento dessas políticas”, explica.

Na oportunidade, foi lançado o “SASC INTEGRAÇÃO”, uma plataforma tecnológica que trará uma transformação na gestão social e na cidadania. Com a nova ferramenta será possível a criação do Cadastro Social Integrado, prontuário eletrônico de cada família cadastrada, além do monitoramento das políticas públicas nos níveis federal, estadual e municipal.

O secretário Zé Santana, comenta que o projeto é inovador e que por isso terá a participação de representantes de outros estados, para analisarem a possibilidade de aplicação em suas regiões. “O SASC INTEGRAÇÃO colocará o nosso Estado em um outro patamar no quesito organização, acessibilidade, capacitação e planejamento. Um projeto que irá beneficiar toda a população e a equipe da SASC”, finaliza.

www.sasc.pi.gov.br