Terça-Feira, 19 de Março de 2024 Nossa história

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

A origem do município tem seus fundamentos quando dá a transferência do posto fiscal da fazenda estadual, do povoado Alto alegre para então povoado Grossos, hoje São João Da Fronteira. Com a transferência deste posto fiscal no ano de 1960, foram se aglomerando famílias, inclusive dos próprios funcionários do referido posto.

O chefe do posto, chamado Inocêncio Francisco Caland, junto com algumas pessoas, tiveram a ideia de construir uma capela e deram o nome do padroeiro São João Batista. Os festejos ficaram sendo comemorados de 15 a 24 de junho, durante a semana as pessoas responsáveis pelo movimento faziam novenas nas casas e procissões com a imagem do santo, havia festas dançantes, quadrilhas e no ultimo dia o padre de Piracuruca a qual São João pertencia, vinha celebrar a santa missa, dessa forma só tinha missa de ano em ano. Durante muito tempo a vida das pessoas continuou daquela forma, monótona, mas um povo acostumado a viver na tranquilidade, quase isolado do mundo.

Fundação da paróquia

Em 20 de agosto de 1990 começou a construção do centro – residência para o padre. O senhor Honório Sousa Lima de Piracuruca com uma turma de operários assumiu os trabalhos de construção.

Em 05 de outro – o padre LOTÁRIO WEBER chegou em São João da fronteira, juntamente com senhor Luís Marcelo Uchôa.

No dia 07 de outubro de 1990, São João Da Fronteira, torna-se paróquia.

Em 22 de dezembro de 1991, terminou a construção do centro paroquial padre Lotário.

Sua principal preocupação foi voltada para os jovens onde os mesmos queriam oportunidade de estudo, uma vez que o município só proporcionava o estudo primário, vendo a necessidade criou-se uma associação -FUNDEC, e passou-se a funcionar como colégio, hoje funciona como pré-escolar. O dia 11 de fevereiro de 1991 foi marcado os fundamentos do prédio escolar com jovens da cidade. No dia 09 de março de 1992, o histórico escolar deu seu primeiro aval, recebendo seus primeiros professores e alunos, a nova escola recebeu o nome colégio MÃE DO BOM CONSELHO.

PROFESSORES FUNDADORES:

- IVA LIMA PINHEIROS, -LUCIANA DE SOUSA COUTINHO, - MARIA DE JEJUS ESCOCIO DE BRITO CASTRO, - ROSIMERA GOMES DE OLIVEIRA, - SIMONE MARIA VIEIRA DA SILVA, - VERLENE MACHADO DA SILVA, Dentre outras mais.

Criação do município

Padre Lotário se preocupou em torna o povoado em cidade. Obteve resultado positivo, teve seu plebiscito votado em 12 de dezembro de 1993, o sim do povo permitiu a tão sonhada emancipação política.

Através da lei estadual n°. 4.680 dias 26 de janeiros de 1994, foi criado o então município de São João Da Fronteira. A sua primeira eleição emancipada, realizou-se em 3 de outubro 1996. Tento como primeiros gestores o prefeito JOSÉ LINCON DE SOUSA MENESES e Vice-Prefeito LUÍS MARCELO UCHÔA DE SOUSA.

DEDICATORIA

Dentro de 10 anos São João Da Fronteira passou por grandes transformações, e o responsável por elas, sem dúvida, foi Padre Lotário.

Por isso, com muito carinho dedicamos este trabalho a ele, por esses anos de luta e trabalho, tanto material como principalmente espiritual em prol do povo São João Fronteirense.